quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Fazer painel para tv no passo a passo

como fazer painel de tv
Fazer nicho com mdf e painel de tv no passo a passo
Olá pessoal, hoje consegui terminar esse trabalho que foi projetado a um ano atrás, comecei a fazer aos poucos, deixei ele um pouco de lado e agora consegui finaliza-lo de fato, a ideia é fazer os módulos dos nichos a parte e depois fazer o recorte de um mdf com a cor desejada para fazer o painel.




A primeira tarefa é desenhar o modelo do seu nicho e painel de tv,o meu eu fiz com um nicho superior dividido em 4 repartições onde será colocado filmes e livros, o painel é de um mdf de 8mm e o nicho inferior é dividido apenas em 2 repartições para colocar o aparelho de dvd ou bluray, home theater, etc...


painel de tv 42


Veja o desenho do meu abaixo;

como fazer painel de tv


Após escolher o modelo vamos decidir as medidas: o nicho superior tem 1,70m de largura, 20cm de altura e 15cm de profundidade;

O painel tem 1,70m de largura seguindo a mesma medida do nicho superior e a altura vai depender do tamanho da sua tv, a dica é deixe sobrar de 15 a 20 cm do painel em volta da tv;

O nicho inferior tem 1,70m de largura, 20cm de altura, a profundidade tem 40cm de  onde serão colocados os aparelhos de dvd, bluray, home theater.

O primeiro passo foi cortar o pedaço do mdf de 8mm para fazer o painel,
Veja abaixo;





corte a placa de mdf com a medida do painel, eu escolhi uma placa ja estampada, faça as medidas onde será necessário cortar para apoiar o suporte da tv na parede atravessando a placa, no meu caso o suporte já estava fixado na parede o que me ajudou muito na hora de tirar as medidas para furar o painel, criaremos um post ensinando a colocar suporte de tv na parede em breve.

Veja como fixar o suporte de tv na parede no passo a passo


Painel cortado e furado é hora de trabalhar os nichos.

Como fazer nichos de mdf superior e inferior:




corte as partes superior (medidas 1,70m de largura x 15cm de profundidade) e inferior (1,70m de largura, 40cm de profundidade) de cada nicho com a serra tico-tico ou uma serra circular .







após cortar as partes superior e inferior dos nichos vamos precisar cortar as partes das divisórias  no caso do nicho superior elas terão 5 partes iguais com 20cm de altura e 15cm de profundidade;




veja abaixo a imagem com os detalhes;
Comece pregando com pregos as divisórias uma a uma



Veja abaixo como está ficando;




Após terminar de pregar todas as divisórias será necessário lixar bem a peça, você pode usar lixadeira orbital, ou lixar manualmente.

modelos de nicho


Eu fixei o painel e o nicho ainda sem acabamento na parede apenas para ter uma ideia do trabalho feito até aqui.




O trabalho segue como o planejado, agora é necessário escolher a cor da tinta para pintar o nicho, ele foi feito em mdf cru, dei acabamento em algumas falhas dos cortes do mdf com massa acrílica, lixei novamente, com a tinta latex branca dei 5 demãos de tinta bem passadas lixei a peça deixando aparecer algumas falhas na pintura propositalmente pois eu queria que o nicho passe uma impressão de velhos meio patinados, espere a peça secar bem limpe-a tirando todo o pó que a lixa deixou e passe 2 a 3 demãos de verniz fosco para artesanato.

Veja o acabamento com massa acrílica em um nicho no passo a passo,

Aprenda a fixar nicho na parede com nosso passo a passo,

Veja nosso modelo de nicho quadrado no passo a passo






O nicho superior e o painel estão prontos, falta agora o nicho inferior.

Chegou a hora de fazer o nicho inferior, veja abaixo as medidas;
Faça os cortes usando essas medidas seguindo o passo a passo do nicho superior, lembrando que serão necessário 3 divisórias de 40cm de profundidade x20cm de altura para o nicho inferior.


Após fazer o nicho inferior vamos lixar bem a peça, corrigir as falhas com massa acrílica e pinta-lo com uma demão de tinta latex, eu usei um vidro de corante xadrez marrom e misturei na tinta latex para dar um fundo na peça, usei tinta spray marrom brilhante somente no lado de fora do nicho inferior, a parte interna deixei apenas com a tinta latex tingida de marrom, espere secar e passe verniz incolor fosco apenas nas partes internas do nicho;

Para fixar esse nicho na parede eu usei 2 modelos diferentes, 3unidades de cada uma,  veja abaixo as fotos com os modelos:

parte internado nicho inferior 3 unidades

parte de baixo do nicho inferior 3un




Veja como ficou legal, aproveitei outros trabalho no passo a passo do blog para decorar meu painel de tv como o vaso de jornal  e a flor de meia de seda, olha o visual que deu, legal né?

como fazer painel


Aproveite essas ideias e arrase na decoração da sua casa, faça um passeio pelo blog Dica Virtual Online, grande abraço!!!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

compartilhe no facebook